Dia Internacional da Paz
Por: Profª Silvia Avila
Será que necessitamos uma dia específico para celebrarmos a Paz???
Em 1981 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) fixou uma data permanente para a celebração de um Dia Internacional da Paz: o dia 21 de Setembro.
A Assembleia Geral proclamou o Dia como uma data de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo.
Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.
Segundo a ONU, a data deve constituir-se como um tempo propício para concentrar os esforços das Nações Unidas, dos seus países membros e de toda a humanidade, a fim de promover os ideais da paz e para manifestar, com clara evidência, o seu compromisso com a paz, de todas as formas.
A ONU incentiva que o Dia pela Paz Mundial seja celebrado também espiritualmente e que os vários grupos religiosos rezem pela Paz Mundial.
Por isso, faz questão que em todas as comunidades se façam orações e se renove o compromisso com a justiça e a paz.
Mantendo esta data como compromisso para celebrar a paz, a Escola Maria do Carmo tem buscado abordar o Tema Paz em seu cotidiano. Acredita-se que a Paz não é apenas uma palavra a ser trabalhada, explicada, e sim sinônimo de saber relacionar-se, ter tolerância, aceitar as diferenças, respeitar pais, colegas e educadores mantendo um ambiente de coletividade, harmonia e não somente antônimo de guerra, como em muitos casos é entendida.
Com isso desenvolveu-se no mês de setembro e outubro algumas atividades envolvendo alguns educadores. Espera-se que esta semente germine e produza sempre bons frutos de Paz.
Nas aulas de língua portuguesa (Profª Denize) trabalhou-se receita da Paz com os 6° anos e cartas à personalidades ilustres com os 7° anos, nas de arte (Profª Raquel) confeccionaram pombas representando o símbolo da Paz, com a professora Silvia e Gabriela (5º ano 51), aprenderam a história de Sadako que difundiu pelo mundo o Tsuru pássaro símbolo do Origami japonês que simboliza o pedido da Paz no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário